A Equipe Cohros

Nossa equipe é composta por profissionais especializados, envolvidos em estudos e pesquisas, que passam por treinamentos e atualizações frequentes, para oferecer serviços de vanguarda em Gestão de Pessoas para potencialização dos resultados organizacionais.

Sócios e Colaboradores

Denise Lustri

Minicurrículo

Especialista em gestão estratégica de pessoas, gestão por competências e gestão do conhecimento. Experiência desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais como Lupo S/A, FMC do Brasil, PricewaterhouseCoopers, e Foster Wheeler América Latina, entre outras.

Professora no MBA Gestão Estratégica de Pessoas da FGV. Professora nos MBAs de Recursos Humanos e Administração de Organizações - FEA/USP – Ribeirão Preto. Coordenadora do Grupo RHEMO-Campinas/SP, grupo de estudos e pesquisas sobre teorias e práticas de Gestão de Pessoas. Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da AMCHAM / RP no exercício de 2008. Comentarista da Rádio CBN Ribeirão de 2007 a 2009. Diretora da ABRH-SP Regional Ribeirão Preto. Membro do Conselho Deliberativo da ABRH-SP.

Mestrado em Administração pela FEA-USP – Tema: Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências. MBA em Marketing pela F. E. C. Álvares Penteado. MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE – FEA/USP. MBA em Recursos Humanos pela FGV. Graduada em Letras pela UNESP e em Administração pela UNIARA.

Criadora do método de Gestão de Pessoas SIGEP - Sistema Integrado de Gestão de Empresas e Pessoas. Trabalhos científicos publicados nacional e internacionalmente. Artigos publicados na mídia relativos a temas de gestão de pessoas. Palestrante de temas ligados à gestão de pessoas.

Co-autora do livro “Cargos, Carreiras e Remuneração”– Editora FGV. Diretora da Cohros: Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações.

Mário Baldochi

Minicurrículo

Sócio Diretor de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico da Cohros. Diretor Geral do Sistema COC de Educação, uma empresa do Grupo Pearson, multinacional de origem britânica. Mais de 20 anos de vivência na direção, planejamento estratégico desenvolvimento e implantação de novos negócios em empresas do segmento educacional. Graduado em Engenharia e Matemática pela USP. Sólida vivência em sistemas de educação, educação à distância, tecnologia aplicada a desenvolvimento de conhecimentos e competências. Sólida experiência em gestão de empresas, planejamento estratégico, marketing e processos de abertura de capital. Em sua carreira desenvolveu atividades de docência e atuou como executivo nas áreas Comercial e TI.

Samantha Destito

Minicurrículo

Graduada em Psicologia com especialização em Psicologia Organizacional.

Experiência generalista em sistemas de Gestão de Pessoas, desenvolvida em empresas de grande porte como Coca Cola Andina, Estre SPI Ambiental e Grupo São Francisco.

Especialização em SIGEP - Sistema Integrado de Gestão de Empresas e Pessoas e Desenho de Processos pela Academia Cohros.

Sandra Soares

Minicurrículo

Pós graduada em Gestão de RH pela FGV e trajetória profissional acumulada em empresa multinacional, tendo liderado a implantação de iniciativas de desenvolvimento organizacional para as divisões de negócios do Brasil e participado de projetos globais de RH nos EUA.

No Brasil, liderou programa de desenvolvimento fundamentado em práticas de empowerment que abrangeu todos os níveis da organização, assim como programas corporativos para desenvolvimento da liderança e desenvolvimento da equipe comercial, dentre outras. Adicionalmente, liderou a tropicalização de modelos globais de avaliação de competências e desenvolvimento de equipes de áreas funcionais no Brasil. Implantou práticas corporativas para recrutamento e seleção, gestão de desempenho e plano de sucessão. Coordenou projetos diversos, incluindo pesquisas de clima e engajamento, implantação do módulo de Administração de Treinamento do SAP e, em projetos de expansão de fábrica, responsável pela elaboração do plano de treinamento e desenvolvimento e plano de recrutamento e seleção.

Junto à matriz nos EUA, participou como membro integrante de equipes de projetos globais, suportados por consultorias de classe mundial, destacando-se o projeto de transformação do RH, voltado à definição do modelo de atuação organizacional de RH e à redefinição de processos e práticas de RH.

Hoje, atua como consultora associada da Cohros - Soluções Integradas de Gestão de Negócios e Pessoas.

Marina Lourencini

Minicurrículo

Graduada em Ciência da informação e da Documentação pela USP-Ribeirão Preto, com Pós-Graduação em Administração de Empresa pala FGV.

Ampla experiência na área de Gestão de Processos e Melhoria Contínua. Experiência em gestão de projetos para a implantação e melhoria de processos organizacionais com atuação direta no mapeamento, desenho e descrição de fluxogramas com o objetivo de aumentar o desempenho das áreas envolvidas, atingir metas definidas no Planejamento Estratégico e promover a melhoria contínua. Conhecimento em definição, monitoramento, coleta e análise de indicadores de desempenho de processos e projetos. Experiência em Gestão Documental, Auditorias de Qualidade Interna e em Processos de Avaliação e Certificação de Qualidade.

Especialização em SIGEP - Sistema Integrado de Gestão de Empresas e Pessoas pela Academia Cohros.

Colaboradores Parceiros

Adriana Caldana

Minicurrículo

Especialista em gestão de pessoas com mais de 10 anos de experiência, análise de perfil, avaliação por competências e desenvolvimento profissional e organizacional. em desenvolvimento profissionais com treinamentos “in company” em empresas como: Votorantim, Monsanto do Brasil, Sipcan, Leroy Merlin, Brasil Center Comunicações, Wolf Seeds do entre outras. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1996). Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Docente da FEARP-USP, professora dos MBAs da FUNDACE-USP, FIPE, FAAP, FCETM, entre outras. Pesquisadora de temas: desemprego, voluntariado, terceiro setor, saúde mental e subjetividade. Consultora associada da Cohros – Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações.

Fábio Michelete

Minicurrículo

Especialista em análise de perfil e gestão do desempenho. Ampla vivência em avaliação de perfil para fins de seleção, análise de potencial e orientação de carreira, pela aplicação de instrumentos baseados nos conceitos D.I.S.C, fundamentados na teoria de W. M. Marston. Certificado pela IDH para aplicação e ensino do MBTi – Myers Briggs Type Indicator. Experiência em revisão de estruturas de cargos e definição e avaliação de competências em empresas nacionais e multinacionais de diferentes portes e segmentos. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre em Psicologia pela USP com o tema: métodos de avaliação de desempenho. Graduado em psicologia pela PUC-SP. Diretor de Ética da ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial; filiado à WABC – Worldwide Association of Business Coaches. Autor do livro "Aprendi a me Amar" sobre auto-desenvolvimento e auto-estima. Integrante do Grupo RHEMO na região de Campinas/SP, voltado para estudos e pesquisas sobre teorias e práticas de RH.

Claudio Grillo Filho

Minicurrículo

Possui 30 anos de experiência em implantação de processos da qualidade e estratégia corporativa em indústrias e empresas de prestação de serviços. Ao longo da sua carreira profissional, trabalhou na 3M do Brasil antes de se dedicar à área de consultoria e treinamento na Qualtec. É responsável pela implementação de Processos de Gestão da Qualidade, Sistemas ISO 9000, Gestão Automotiva ISO TS 16949, Segurança Alimentar ISO 22000, Gestão Ambiental ISO 14001, Saúde e Segurança Ocupacional OHSAS 18001, Boas Práticas de Fabricação, HACCP, Gestão Estratégica de Negócios e Prêmio Nacional da Qualidade.

Como consultor, ministrou treinamentos para mais de 4.700 pessoas sobre qualidade, produtividade, processos e liderança, entre outros. Coordenou e implantou 242 certificações de Sistemas de Gestão e recebeu dois prêmios internacionais na área da qualidade denominados “Circle Of Technical Excellence” e “Individual Quality Award”. Engenheiro formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, é Quality Management System Lead Auditor pelo Registrar Accreditation Board, Certified Quality Auditor, Certified Quality Engineer e membro da American Society for Quality. É formado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Estratégica de Negócios e possui especialização em Implementação de Sistema de Gestão no exterior. Ex-Professor de Gestão Estratégica da Qualidade e de Negócios do curso de Pós-Graduação da FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado).

É diretor da Qualtec Consultoria e Treinamento.

Matheus Alberto Cônsoli

Minicurrículo

Sócio fundador do grupo Markestrat com especialização em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing, Planejamento de Canais de Distribuição, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Vendas, projetos de Investimentos e Análise de Sistemas Agroindustriais. Experiência desenvolvida em atividades e projetos em empresas Nacionais e Multinacionais como Danone, Banco Mundial, Basf, FMC, Syngenta, Netafim, Lagoa da Serra, Bebidas Ipiranga, Café Utam, Laticínio Scala, Citroftut, Ceagro Los Grobo, Grupo Sinagro, entre outras.

Participou de cursos e desenvolveu projetos e pesquisas na Texas A&M University de 2007 a 2008 e na Universidade Nova Lisboa, Portugal em 1999. Graduação e Mestrado em Administração pela FEA (USP). Doutor em Engenharia de Produção pela USP.

Docente nas disciplinas Gestão de Canais de Distribuição e Networks, Estratégias de Negócios e Marketing nos cursos MBA da Fundace FEA-RP/USP, FIA-USP São Paulo e FGV Agro.

Palestrante nos temas relacionados a marketing, vendas, estratégias, agronegócios, canais de distribuição e supply chain management.

Autor de livros como: “Marketing Methods”, “AgroDistribuidor”, “Trade Marketing”, “Shopper Marketing”, “Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos”; “Estratégias para o Leite no Brasil” e “Dominando o Processo de Vendas”. Diversos artigos publicados nacional e internacionalmente.

Luciano Thomé e Castro

Minicurrículo

Especialista em Marketing e Estratégia, com experiência desenvolvida em empresas como Banco Mundial, Basf, Netafim do Brasil, Wolf Seeds do Brasil, CODEVASF, Lagoa da Serra, Fri-Ribe, Grupo TGM, entre outras, desenvolvendo projetos em Planejamento de Gestão Estratégica de Marketing e Planejamento de Canais de Distribuição. Graduação e Mestrado em administração pela FEA USP. Doutor em Administração pela mesma entidade. Especialização em Administração de Vendas e pesquisador visitante na Universidade de Kiel na Alemanha. Cursos de especialização e desenvolvimento de projetos no Management Studies Group na Universidade de Wageningen, Holanda. Sócio fundador do grupo Markestrat. Docente nas discipinas Adminstração de Marketing, Vendas e Agronegócios nos cursos MBA da Fundace – FEA-USP e cursos in company em empresas como Coopercitrus, Grupo Nova América, Cocan e Banco do Brasil. Professor de graduação e pós-graduação na FGV São Paulo.

Autor e co-autor dos livros: “Marketing & Exportação”; “Administração de Vendas”; “Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos”; “Estratégias para o Leite no Brasil”; “Estratégias para o Trigo no Brasil”; ¨Tecnicas de Vendas para Encantar seus Clientes” E “Agronegócio e Desenvolvimento”. Diversos artigos publicados nacional e internacionalmente.

Lincoln Firmino

Minicurrículo

Diretor Técnico da Iguassu Gerenciamento de Projetos, principal prestadora de serviços no segmento de Gerenciamento de Projetos Estratégicos do Parque Tecnológico Itaipú, braço de tecnologia da da Usina Hidrelétrica de Itaipú. Diretor Executivo e fundador da UpTech Tecnologia & Processos, empresa focada em estruturação de PMO e gerenciamento de projetos no período de 2001 a 2011.. Head de Projetos Corporativos do Grupo IBMEC. Oficial da Força Aérea Brasileira onde iniciou o Gerenciamento de Projetos em 1986 para o Projeto de Supply Chain do EMFA- Estado Maior das Forças Armadas com integração ao DoD (Departament of Defense – USA) . Doutorando em Administração pela Universidade Nacional de Missiones – Argentina, formado pela UNIFA – Universidade da Força Aérea, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela School of Business da George Washington University – Washington DC USA e em Arquitetura Relacional de Base de Dados no AFIT (Air Force Institute of Technology) – Dayton OH USA. Na Força Aérea foi responsável pela implementação de Projetos na área Proteção ao Vôo (CINDACTA 1, CINDACTA 2 e CINDACTA 3) e sistemas de materiais. Professor do NUSEG - Núcleo Superior de Estudos Governamentais - da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor do FGV Management desde 2001 e Professor do CBA e MBA de Gerenciamento de Projetos do IBMEC. Membro Internacional do PMI com certificação PMP. Co-autor do livro Fundamentos em Gerenciamento de Projetos da Coleção FGV Management.

Alexandre Vinicius da Silva Pereira

Minicurrículo

Consultor colaborador da Cohros-Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações. Sócio-diretor da Pereira e Dell Erba Educação Corporativa. Consultor em Gestão de Pessoas com foco no desenvolvimento de competências e gestão de desempenho. Palestras e treinamentos em temas relacionados a vendas, atendimento, liderança, relacionamento interpessoal, trabalho em equipes, motivação e qualidade de vida. Trabalhos realizados em empresas e entidades como Prefeitura Municipal de Sorocaba (secretaria da educação), Banco do Brasil, Hemocentro de Ribeirão Preto, Aplanco (refeições industriais), Elektro (distribuidora de energia elétrica), CIEE Ribeirão Preto, Leão Engenharia, Bayer, Syngenta, Choperia Pingüim, SEBRAE, ACIRP, entre outras. Docente no MBAs de Gestão Estratégica de Pessoas da FGV. Docente em disciplinas de Gestão de Pessoas nos MBAs da FUNDACE – FEARP-USP, FAAP e PECEGE/ESALQ-USP. Professor nas disciplinas de Recursos Humanos, Psicologia e Comportamento Organizacional nos cursos de Administração e Engenharia de Produção das Faculdades COC-FGV e INIFRAN. Formação Acadêmica: Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP 2009, com foco no trabalho de equipes multidisciplinares. Mestrado em Psicologia Organizacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP 2000, com foco no Comprometimento Organizacional com a Qualidade de Vida no Trabalho. Aperfeiçoamento em Pesquisa na área de Psicologia Organizacional, 1998, com foco em Liderança Situacional e Atitudes frente ao grupo de trabalho. Psicólogo pela FFCLRP- USP.

Mitsu Sugimoto de Araujo

Minicurrículo

Psico-Pedagoga, pós-graduada pela PUC-SP, APG pela Amana-Key, especializada em Gestão de Conhecimento, CEAG - Fundação Getúlio Vargas, Educação Corporativa pela USP, Inteligência Emocional, Comunicação Verbal e Neuro-linguística pela UPNL-CA, Psicodrama pela Sedes Sapiencie e máster em Processo Criativo (método Osborn-Parnes) pela Creative Education Foundation de Buffalo-NY, especialização em Developing Leadership Style, Building Time, Tools and Techniques, Throught the Arts e Integrating Creativity and Leadership, Innovation Leadership, pela CEF em Buffalo-NY, e San Diego-CA, tendo atuado como coordenadora executiva em programa de Desenvolvimento de Executivo na Fundação Dom Cabral, Fundação São Paulo (PUC-COGEAE) e Instituto Chiavenato de Educação, atuação na área de Recursos Humanos na Rhodia e Natura Cosméticos, atualmente esta Consultora Educacional e de Desenvolvimento de Liderança e Transformação Organizacional, coach especializada em aconselhamento de carreira, facilitadora de aprendizagem, feedback 360º, diversidade, comunicação interculturais, resolução de conflitos, formação de equipes multiculturais e planejamento estratégicos para indíviduos e grupo, Conversação Estratégica (The World Café), Treinamento Vivencial de Equipes (in door e out door), K’nex Education, Diálogos de Coaching, é palestrante internacional e Diretora da Way Desenvolvimento Humano. Membro do Creative Education Foundation.

Principais clientes:

AACD• AAPSA • ABB • Agility Eventos • Ajinomoto • Aywa Search & Resources • Coca Cola • Brasoftware • BrasilPrev • CCI • Fiat-Cofap • Grupo Itau • Honda • L’Óreal • Magneti Marelli • Mallory • Nogueira • Nokia • Pacif Eventos • PriceWaterhouse • SAS • SEPROSP • Singer • Tigre • Vatech • Vermont • Weiji • Wolpac • Yamana Gold.

Fábio Martins

Minicurrículo

Responsável associado pela implantação dos programas de Estratégia da Fundação Dom Cabral na região de Ribeirão Preto. Docente da FDC na disciplina de estratégia para os programas empresariais e coordenador do programa PAEX há 4 anos. Foi sócio fundador das empresas ACTIVE Consultoria e LANTO Consultoria em São Paulo. Atua em consultoria há 20 anos, com formação profissional na PwC e empresas nacionais de renome. Foi Senior Manager da PwC ao longo de 10 anos, nas áreas de Desenho Organizacional e Gestão Estratégica na divisão de consultoria internacional. Dirigiu grandes projetos de mudança em empresas de médio e grande porte de diversos segmentos em nível nacional. Formação em Administração de Empresas e Marketing.

Carlos Eduardo Frosini

Minicurrículo

Professor associado e Coordenador do PAEX – Parceiros pela Excelência pela FDC – Fundação Dom Cabral. Professor Convidado no B.I. International – Master International Advanced Strategic Management, associado à Berkley e Columbia University.

Foi consultor na PwC e outras consultorias internacionais, tendo atuado em importantes projetos de transformação de empresas nacionais e internacionais de médio e grande porte. Consultor independente e sócio-fundador da Ezpedio Business Transformation. Fundador do Comitê de Gestão Estratégica e Diretor da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Administração e Finanças.

Graduado em Administração de Empresas pela FEA – USP, com e especialização em Gestão Estratégica, Strategic Change, Supply Chain Strategy, Value Based Mangement and Valuation e Change Management, pela PwC – PricewaterhouseCoopers. Especialista em Projetos de Formulação Estratégica e Inteligência Competitiva.

Foi Senior Manager na Financial Management Consulting – Interconsult (spin-off da McKinsey), atuando nos seguintes Clientes: Gradiente, Cotia Trading, Cecrisa, e Wellcome – Grupo Pão de Açúcar . Foi responsável de Planejamento Econômico nos Grupos Confab, Saint Gobain e Elebra.

Facilitador credenciado do instrumento de autoconhecimento "Jogo da Transformação".

Sua ampla experiência envolve ainda atuação em projetos em empresas como: Petrobrás, FIAT Automóveis, Valeo, ACS Grupo Algar, Natura, Iveco – Grupo FIAT, Vale, Drogaria São Paulo, Eucatex, São Paulo Alpargatas, Goodyear, Sony Ericsson, Grupo Rhodia, Souza Cruz, Copersucar, Grupo Camargo Corrêa, Roche Brasil e Argentina, CSN, Alstom Brasil e França, Intelig, HSM, Anfavea, CCU Chile, Amcham, C&C, GRSA, Mantecorp, Janssen Cilag, La Fonte, Febrafarma, entre outras.