• Telefone
    (16) 3623-3051 | (11) 3254-7681

Compartilhe:

Programação

I. Abertura e Cenário do Mercado de Bioenergia

A importância da gestão de pessoas no atual cenário das empresas produtoras de bioenergia.

Leandro Sanches Ferreira

Advogado, Especialista em Direito Processual, Pós Graduado em Metodologista e Pesquisa do Ensino Superior pela FGV, Coordena o Departamento de Relacionamento Institucional da UDOP, responsável pela interface da entidade junto a órgãos públicos e mercado em geral.

 

Apresentação com algumas projeções sobre o futuro da bioenergia no contexto do agronegócio brasileiro.

 


II. Painel 1 – Benchmarking: explorando experiências de outros setores

As consequências do aumento da disputa por profissionais qualificados.

A carência do mercado e as práticas de retenção evitando a evasão de talentos.

Donizetti Moretti

Gerente Geral de Recursos Humanos na NEC do Brasil. Vice Presidente de Tecnologia e Serviços a Associados da ABRH SP – Associação Brasileira de Recursos Humanos. Sólida carreira desenvolvida com ênfase em Gestão de Pessoas no Brasil e América do Sul. Atuou como Executivo de RH nas empresas PricewaterhouseCoopers, Alcatel Telecomunicações, Grupo Ultra e Eluma. Membro e ex-coordenador do Grupo G3 de Recursos Humanos. Participa nos grupos de Gestão de Pessoas da Amcham SP e Indústria Eletroeletrônica. Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Organização e Recursos Humanos pela FGV.

 

Apresentação com o tema Gestão de Pessoas: O aquecimento do mercado de bioenergia e os novos desafios de RH nas empresas do setor.


 

Parceria empresa-universidade: formando líderes e valorizando o negócio.

COPACOL: um caso de sucesso internacional

Norman de Paula Arruda Filho

CEO do ISAE/FGV - Instituto Superior de Administração e Economia da FGV. Arquiteto e Urbanista. Especialista em Administração Pública, mestre em Gestão Empresarial pela FGV e doutorando em Gestão pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE/ Portugal. Integra o Conselho do PMI-PR. Vice-presidente da Unilivre, membro do Conselho Consultivo Uniethos. Membro do Conselho de Editoriais e Capacitação da Anprotec. Membro da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento e do Conselho Superior da FENADVB.

 

"Uma empresa torna-se sustentavelmente competitiva apenas quando inserida em uma sociedade com capacidade de desenvolver-se e sustentar-se."


 

PwC

Um caso de excelência em programas internos de formação, desenvolvimento e qualificação de profissionais.

Ana Paula Malvestio

Sócia da PricewaterhouseCoopers, responsável pela área de consultoria tributária e societária do escritório de Ribeirão Preto, reconhecido por sua expertise no segmento de agribusiness. Consultora especialista em planejamento tributário e reorganização societária, com grande experiência na agroindústria. Teve sua trajetória profissional desenvolvida na empresa, onde iniciou como trainee, passando pelos programas de treinamento e desenvolvimento, chegando à sociedade no ano de 2003.

 

Esperamos que essa apresentação nos ajude a melhor compreender o que temos feito na área de Recursos Humanos e, sobretudo por nossos Recursos Humanos.


III. Painel 2

Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social

Criando valor para o negócio

Maria Elizabeth Johann

Mestre em administração, coordenadora acadêmica do MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da FGV, co-autora do livro "Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas" (Editora FGV) e Especialista em Ética e Responsabilidade Social


Iza Barbosa

Graduada em Pedagogia e Deficiências da Áudio Comunicação (PUC/SP) com especializações em Educação Especial (Universidade Macon/EUA); em Terceiro Setor (FGV/SP) e Educação Comunitária (SESC). Criadora do Núcleo de Responsabilidade Social do HSBC. Formada pelo método Skam no Novo Mexico/EUA. Sócia Fundadora do Instituo Gaia, em São Paulo desde 1987. Coordenadora do Programa Responsabilidade Social Corporativa e Competitividade do Instituto Banco Mundial, responsável pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Única - União da Agroindustria Canavieira de São Paulo, condução de diversos projetos sociais, culturais e gestão sustentável.

Proporcionar a reflexão, aprendizagem e melhoria das práticas de SER e sua internalização dentro da gestão estratégica das empresas sucroalcooleiras. Sabendo que a função de uma empresa não se esgota em negócios e em seus mercados. Ela é muito maior, pois envolve RESPEITO a várias áreas da sociedade.


IV. Painel 3 – Melhores práticas de empresas do setor

A participação da área de RH no processo de profissionalização do negócio

O caso da Usina Alvorada.

 

O processo teve como principal propulsor a crise que estava ocorrendo no setor naquela época, aliada a necessidade da empresa em melhorar seus indicadores de produtividade nas áreas afins. A principal meta desta nova diretoria é aplicar em nossa empresa as práticas da governança corporativa, segundo os critérios adotados no mercado empresarial.

 


Formação de mão de obra e retenção de talentos.

Maurício Trindade de Souza

Executivo de RH da Paraíso Bioenergia. Administrador com MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia pela FGV. Consultor de Empresas na área de desenvolvimento organizacional. Membro do GERHAI – Grupo de Estudos de RH na Agroindústria.

 

A área de Recursos Humanos está envolvida diretamente no processo de capacitação de mão-de-obra, desde a contratação, desenvolvimento, programas de motivação, remuneração, entre outras coisas.


 

Fundação Nova América

Gestão eficaz de pessoas melhorando a produtividade, qualidade e resultados organizacionais.

 

Mário Íbide

Diretor de Recursos Humanos do Grupo Nova América e Diretor Executivo da Fundação Nova América. Administrador de empresas, pós-graduado em Administração de RH pela FAAP/SP. MBA em Gestão de Negócios pela Fundace/USP. Atuou como consultor de empresas nas áreas de Gestão Estratégica de Negócios, RH, Desenvolvimento Gerencial e Comunicação Empresarial. Fundador e ex-presidente do GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria. Palestrante e autor do livro RH&Responsabilidade Social – A experiência da Fundação Nova América. Autor diversos artigos sobre liderança, comunicação, gestão de RH e responsabilidade social, publicados em jornais e revistas de circulação nacional. 

 

Utilizar tecnologias de cultivo e gestão, transformar e comercializar produtos e serviços oriundos da natureza (valor do campo) por meio da criação e manutenção de uma rede de relacionamento de pessoas e instituições, comprometidas com a geração de valor para todos de forma sustentável (campo de valor).


V. Painel 4 – Mesa redonda

Análise do status do RH nas empresas do setor

Obstáculos para elevar a Gestão de Pessoas à esfera estratégica da organização.

José Darciso Rui

Executivo de Recursos Humanos e Resp. Social Empresarial em grandes empresas do setor sucroalcooleiro. Gerente Executivo de RH da Usina Alvorada. Formado em Direito e Administração. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Fundador, ex-presidente e atual Diretor Executivo do Gerhai-Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria. Palestrante e colunista de temas relacionados a Recursos Humanos em revistas especializadas

Professor, diretor-presidente da consultoria Lens & Minarelli, fundada por ele em 1982. Introdutor do conceito de Outplacment no Brasil, tendo trabalhado nestes anos para mais de 700 empresas, cuidando da recolocação e prosseguimento de carreira de mais de 3.000 executivos. Sócio e membro da diretoria do Career partners international. Conselheiro da Aparh e do Ciee. Autor de diversos livros, entre os quais "NETWORKING" - como utilizar sua rede rede relacioanmentos na sua vida e carreria, EMPREGABILIDADE - como ter trabalho e remuneração sempre e VENDA SEU PEIXE - como vender serviços profissionais. 

Participações Especiais

A penúltima apresentação do evento é uma mesa redonda que conta com os profissionais renomados que estão diretamente ligados a Gestão de Pessoas. 


VI. Palestra de encerramento

Apresentação Final

Transpor barreiras falando a linguagem do empresário: conexão entre o desempenho de pessoas e o desempenho do negócio.

Denise Lustri

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. Sócia da Quinto Fator - Gestão Estratégica de Pessoas. Mestre em Administração pela FEA/USP, professora do MBA Gestão Estratégica de Pessoas da FGV e no MBA de Administração de Organizações da Fundace. Palestrante e autora de artigos publicados nacional e internacionalmente. MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. MBA em Marketing pela F.E.C. Álvares Penteado. MBA em Controladoria e Finanças pela Fundace/USP.

 

Última palestra no GEP Brasil 2007, Denise Lustri aborda o tema: "Falando a Linguagem da Alta Cúpula: Conectando desempenho humano e desempenho organizacional"