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O que é?

A implantação de um plano de cargos e salários na empresa é muito importante, pois permite estabelecer critérios que servirão de base para as decisões salariais, visando ao equilíbrio interno, promovendo uma relação de confiança entre a empresa e seus colaboradores.

É importante também para estabelecer equilíbrio entre a remuneração praticada pela empresa e as práticas de mercado, proporcionando melhores condições de atração e retenção de profissionais.

A definição de políticas e regras claras é a base para uma efetiva gestão de cargos, carreiras e remunerações. A Política constitui a base para tomadas de decisão com racionalidade, profissionalismo e imparcialidade.

Com esses fundamentos, desenvolvemos e implantamos sistemas de remuneração estratégica, alinhados aos resultados da empresa. Nossos trabalhos envolvem a adequação da estrutura de cargos, a otimização dos custos de salários e a definição de políticas que permitem uma gestão mais eficaz, com foco na qualidade e produtividade dos colaboradores.

Processo de Implantação

O processo de desenvolvimento e implantação de plano de cargos e salários é organizado nas seguintes etapas: 

1.

Compreensão do contexto e da estrutura vigente para que possamos desenvolver um plano de forma alinhada à realidade e às demandas da empresa;

2.

Levantamento dos processos organizacionais e descrição das funções. Nossas descrições de cargos são baseadas em processos para conectar as atividades das pessoas às reais necessidades da empresa, em termos de qualidade, produtividade e custos:

2.1

Desenho dos processos e atribuição das funções e atividades dos processos aos cargos, compondo as descrições de cargos (o que cada um deve fazer);

2.2

Elaboração da MAR - Matriz de Atividades e Responsabilidades: organização das atividades e responsabilidades em formato de matriz para evidenciar os degraus de carreira em cada área;

2.3

Análise e adequação da estrutura de cargos;

2.4

Definição dos desempenhos esperados de cada cargo e elaboração da MID - Matriz de Indicadores de Desempenho - o que cada um deve entregar - em cada degrau da carreira. Trabalhamos com indicadores de desempenho da empresa, desdobrados para desempenhos de áreas e pessoas;

2.5

Definição das competências requeridas de cada colaborador no exercício das funções e elaboração da MCG Matriz de Competências Gerais - competências demandadas de cada cargo e MCHT - Matriz de Conhecimentos e Habilidades Técnicas (o que cada um deve saber).

 

3.

Montagem do Leadership Book (Livro das Lideranças) composto pelo conjunto de matrizes, para orientar os líderes na gestão de suas equipes;

4.

Avaliação e pontuação dos cargos e cálculo da curva de regressão: a avaliação e pontuação de cargos é realizada com base nos graus de complexidade das funções, considerando três dimensões: a complexidade dos desafios demandados do cargo; a complexidade das responsabilidades envolvidas no cargo; o grau de exigência das competências demandadas para o exercício das funções;

5.

Elaboração da Tabela Salarial, enquadramentos e análise de impactos em custo de salários, para embasar planos e adequações;

6.

Definição das políticas de remuneração;

7.

Treinamento dos envolvidos na gestão de remuneração.

 

 

Benefícios do Plano de Remuneração

  • Contruímos sistemas de remuneração estratégica alinhados aos resultados da empresa;
  • Nosso método envolve a revisão e a otimização da estrutura de cargos para promover melhoria de qualidade, produtividade e custos;
  • Nossas descrições são elaboradas com base em processos e respondem 3 questões essenciais para a Gestão de Pessoas: o que cada colaborador deve fazer (atividades e responsabilidades), o que cada um deve entregar (desempenho requerido) e o que cada um deve saber (competências);
  • Nosso método possibilita orientação consistente dos colaboradores para que possam apresentar um desempenho orientado ao alcance dos resultados da empresa, além de se desenvolver e se preparar para aproveitar oportunidades de crescimento de carreira;
  • As descrições de cargos são organizadas em matrizes: cada matriz apresenta os cargos desde o mais operacional até o mais estratégico, evidenciando os degraus de crescimento de carreira em cada área da estrutura organizacional.

A organização dos cargos em matrizes - método criado pela Cohros - forma as bases para:

  • Formatar os subsistemas de gestão de pessoas de forma alinhada à gestão da empresa;
  • Apoiar os líderes na gestão e liderança de suas equipes, deixando claras as atividades atribuídas a cada cargo da sua área, orientando-os sobre os desempenhos requeridos de cada membro da equipe e sobre como orientar o desenvolvimento de seus liderados;
  • Orientar os colaboradores no seu desenvolvimento e preparo, para que possam aproveitar oportunidades de crescimento de carreira;
  • A criação de planos de sucessão e gestão de carreiras pela empresa.

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