• Telefone
    (16) 3623-3051 | (11) 3254-7681

Compartilhe:

O clima organizacional reflete o que as pessoas pensam e sentem em relação à empresa onde trabalham. Uma boa pesquisa de clima organizacional permite identificar o grau de satisfação dos colaboradores em relação a diversos aspectos da organização.

O resultado da pesquisa de clima fornece ainda, indicadores chave para a avaliação de desempenhos de lideranças, da qualidade dos serviços de RH, e outros indicadores típicos da perspectiva de "Aprendizagem, Inovação e Desenvolvimento Organizacional"  do  Balanced Scorecard, como o índice de engajamento, por exemplo.

 Por que investigar e gerenciar o clima organizacional é importante?

Por que o que as pessoas pensam e sentem em relação à empresa impacta seus desempenhos e sua produtividade. Esse impacto vai afetar positiva ou negativamente os resultados da empresa. Um ambiente de trabalho saudável, positivo e desafiador tem o poder de melhorar os resultados de uma empresa e de facilitar o alcance de seus objetivos.

Há uma relação clara entre a satisfação do colaborador, a satisfação do cliente e a lucratividade da empresa. Essa relação foi evidenciada pelo professor James Heskett, da Universidade de Harvard em um belíssimo estudo que resultou no conceito da Cadeia de Lucro em Serviços ou Service Profit Chain. adicionar hiperlink: https://hbr.org/2008/07/putting-the-service-profit-chain-to-work

 

 A Cadeia de Lucro em Serviços evidencia que a lucratividade e o crescimento da empresa são estimulados, em grande parte, pela fidelização de clientes. Clientes se fidelizam quando estão satisfeitos. A satisfação do cliente está diretamente relacionada à qualidade do atendimento e ao valor dos serviços prestados pela empresa. O valor dos serviços é consequência da ação de pessoas leais à empresa, engajadas e produtivas. A lealdade, o engajamento e a produtividade das pessoas são aspecto altamente influenciados pelo grau de satisfação dos colaboradores. Por fim, a satisfação dos colaboradores é altamente influenciada pela qualidade do ambiente, pelo significado do trabalho, pelas políticas, pelos e serviços internos oferecidos pela empresa ao seu público interno.

O clima organizacional é, portanto, um indicador de grande importância para as empresas, embora poucas se preocupem em investigar, medir e gerenciar. Algumas passam a cuidar do clima organizacional com o único objetivo de entrar para o ranking das melhores empresas para trabalhar, pensando apenas nos ganhos de marketing e visibilidade que isso proporciona. Mas há outros ganhos significativos a capitalizar.