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Programação

Os Desafios da Atração, Retenção e Formação de talentos frente às deficiências de oferta do mercado

Panorama Nacional

A crescente demanda e a deficiência de oferta por mão de obra qualificada no Brasil

Denise Lustri

Sócia da Cohros Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações. Professora nos MBAs da FGV e Fundace.

Especialista em gestão estratégica de pessoas, gestão por competências e gestão do conhecimento. Experiência desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais como Lupo S/A, FMC do Brasil, PricewaterhouseCoopers, e Foster Wheeler América Latina. Professora no MBA Gestão Estratégica de Pessoas da FGV. Professora nos MBAs de RH e Administração de Organizações na Fundace- FEA/USP – Ribeirão Preto. Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da AMCHAM / RP. Comentarista da Rádio CBN Ribeirão. Mestrado em Administração pela FEA-USP – Tema: Gestão do Conhecimento e Gestão por Competências. MBA em Marketing pela F. E. C. Álvares Penteado. MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE – FEA/USP. MBA em Recursos Humanos pela FGV. Graduada em Letras pela UNESP e em Administração pela UNIARA. Coordenadora do Grupo RHEMO na região de Campinas/SP, voltado para estudos e pesquisas sobre teorias e práticas de RH e temas correlatos. Trabalhos científicos publicados nacional e internacionalmente. Artigos publicados na mídia relativos a temas de gestão de pessoas. Palestrante de temas ligados à gestão de pessoas. Sócia da Cohros – Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações Ltda.

 

Compartilhar esforços para superar os desafios que essa situação impõe a gestores, empresários e profissionais de Recursos Humanos.


 

Situação do Setor Sucro-Alcooleiro

José Darciso Rui

Fundador, ex-presidente e atual Diretor Executivo do Gerhai-Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria.

Consultor em Recursos Humanos e RSE, com atuação em grandes empresas do setor sucro-alcooleiro. Graduado em Direito e Administração, com MBA em Gestão de Recursos Humanos. Fundador, ex-presidente e atual Diretor Executivo do Gerhai-Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria. Palestrante e colunista de temas relacionados a Recursos Humanos em revistas especializadas.

 


 

O processo de captação de talentos em tempos de baixa oferta

Marcos Haniu

Sócio Fundador da Authent Retainer Executive Search.

Sócio Fundador da Authent Retainer Executive Search, Administrador de Empresas pela EAESP/FGV com especialização em Marketing. É pós-graduado em Administração de RH pela Universidade de Niigata, Japão. É Conselheiro e Chairman do Comitê de Recursos Humanos do Instituto dos Ex-Alunos da EAESP – FGV. É Vice Presidente da Comissão de Assuntos Trabalhistas e da Comissão de Gestão Empresarial da Câmara Japonesa de Indústria e Comércio do Brasil. Foi Presidente do Comitê de Gestão de Pessoas da Câmara Americana de Comércio – Amcham.

 

 


 

Caso Medley

A crescente necessidade de investir internamente em programas de capacitação.

Ângela Agoston

Gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos na Medley S.A. Indústria Farmacêutica. Graduada em Psicologia pela PUCCAMP com pós graduação em Gestão de Pessoas pela FGV e cursos de especialização pela Fundação D. Cabral e ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, entre outros. Experiência de 18 anos na área de Gestão de Pessoas em empresas como a Unilever e em atividades de consultoria.

 


Ações de Desenvolvimento – Soluções e Tendências

Caso DPaschoal

Educação corporativa nas empresas contemporâneas

Luiz Roberto de Carvalho e Silva Volpe

Administrador de empresas, com especialização em marketing. Gerente de Desenvolvimento/Treinamento, responsável pela Universidade Educar da DPaschoal
Administrador de empresas, com especialização em marketing. Gerente de Desenvolvimento/Treinamento, responsável pela Universidade Educar da Comercial Automotiva Ltda – DPaschoal

 

 


 

Projetos CEISE

A união de empresas e universidades capacitando e desenvolvendo profissionais

Mário Clóvis Garrefa

Presidente do CEISE – Centro das Indústrias de Sertãozinho e Região e Diretor da Agavic – Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda.

Presidente do CEISE – Centro das Indústrias de Sertãozinho e Região. Diretor da Agavic – Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda. À frente do Centro das Indústrias do Setor Sucro-Alcooleiro e Energético, tem realizado várias ações de capacitação profissional em benefício das empresas de Sertãozinho e da região de Ribeirão Preto como o MTA – Master of Techology Administration em parceria com a UFSCAR; a Escola de Fábrica com CESET - Centro Superior de Educação Tecnológica da Unicamp e MBA em Gestão do Setor Sucro-alcooleiro em conjunto com a FEA-RP USP.

 

  1. MTA – Master of Techology Administration em parceria com a UFSCAR
  2. Escola de Fábrica: parceria com o CESET – Centro Superior de Educação Tecnológica da Unicamp
  3. MBA em Gestão do Setor Sucro-alcooleiro em conjunto com a FEA-RP USP

Ações de Desenvolvimento – Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento

Como acelerar a formação de profissionais criando uma cultura colaborativa de aprendizagem contínua

Filipe Cassapo

Líder do Processo de Gestão do Conhecimento da FNQ-Fundação Nacional da Qualidade. Ex-gerente de Gestão do Conhecimento na Votorantim. Ex-gerente de Tecnologia da Informação na Siemens.

Líder do Processo de Gestão do Conhecimento da FNQ-Fundação Nacional da Qualidade. Ex-gerente de Gestão do Conhecimento na Votorantim. Ex-gerente de Tecnologia da Informação na Siemens, responsável corporativamente pela Gestão do Conhecimento e da Informação para o MERCOSUL. Professor da pós-graduação “Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual” do SENAC-SP, e do curso de Gestão do Conhecimento da ANPEI. Graduado em Engenharia da Computação pela Université de Technologie de Compiègne (UTC, França, 2000), com especialização em Ciências Cognitivas e Epistemologia (UTC, França, 2000). Mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2004).

 

 


 

O que a gestão do conhecimento pode fazer pelas empresas, pelas pessoas e pela nação

Prof. Dr. Heitor Pereira

Presidente da SBGC Nacional - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Gradua do em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Professor Titular da PUC-PR desde 1998, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Administração. Experiência profissional em gerência e consultoria em empresa pública e privada e público. Presidente da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Autor de livros e artigos científicos. Foi Consultor Associado da Fundação Dom Cabral, Fundação Instituto de Administração - FIA-USP/SP e do Instituto Superior de Administração - ISAD/PUCPR (Curitiba), . Sócio-Diretor da R&H Consultoria Gerencial.

 

 


 

Gestão do Conhecimento na Vale

Ana Cláudia Freire

Gerente do Núcleo de Gestão do Conhecimento na Cia. Vale do Rio Doce.

Líder do Processo de Gestão do Conhecimento da FNQ-Fundação Nacional da Qualidade. Atuou como Gerente de Gestão do Conhecimento na Votorantim. Foi Gerente de Tecnologia da Informação na Siemens, responsável corporativamente pela Gestão do Conhecimento e da Informação para o MERCOSUL. Professor da pós-graduação “Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual” do SENAC-SP, e do curso de Gestão do Conhecimento da ANPEI.

Graduado em Engenharia da Computação pela Université de Technologie de Compiègne (UTC, França, 2000), com especialização em Ciências Cognitivas e Epistemologia (UTC, França, 2000). Mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2004).

 

 


Ações de desenvolvimento – A Tecnologia a serviço da Aprendizagem Organizacional
Ead, E-Training

Recursos tecnológicos aplicáveis à capacitação e formação profissional

Mário Baldochi

Sócio da Cohros – Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações. Diretor de Unidades do Sistema COC de Ensino. Especialista na aplicação de recursos tecnológicos nos processos de aprendizagem.

Matemático e Engenheiro formado pela USP. Atua há mais de 25 anos na área da educação e formação profissional com ênfase na aplicação de recursos tecnológicos nos processos de ensino-aprendizagem, tendo desenvolvido ações de capacitação do uso da tecnologia em atividades didáticas. Ex-coordenador do polo ABED / RP. Participação em diversos congressos nacionais internacionais de tecnologia aplicada a aprendizagem. Membro do conselho editorial da Editora COC. Diretor de Unidades do Sistema COC. Sócio da Cohros - Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações.

 

 


EAD

Programa de Desenvolvimento Profissional à Distância no Banco do Brasil

Davi Forli Inocente

Gerente de Ensino e Membro Instituidor do INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração.

Gerente de Ensino e Membro Instituidor do INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração. Consultor da FUNDACE, responsável por programas MBA realizados em empresas e instituições como Banco do Brasil (cursos de especialização em Gestão Pública, Logística para Instituições Financeiras e Marketing & Agribusiness) e Grupo Bertin, (curso de especialização em Administração). Coordenador do Programa BB MBA em conjunto com a UnB, que conta com 1100 alunos. Autor do Módulo de Ambientação em Educação a Distância, Diretor Acadêmico de Vídeo-Aulas para Educação a Distância. Graduado em Direito, Mestre em Administração de Organizações pela FEA-USP Ribeirão Preto. Pesquisador da área de eficiência de programas de treinamento MBA in Company.