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Gestão Estratégica de Pessoas – II

Passo 1. Conhecer a empresa: suas diretrizes seu contexto interno e externo.

Esta publicação é a segunda parte do artigo “Gestão Estratégica de Pessoas – SIGEP: implantação passo a passo”. Na publicação anterior, abordamos a necessidade de reinventar o RH e de promover de pontes que permitam a integração entre a gestão de pessoas e a gestão da empresa. Nas próximas publicações apresentaremos os demais passos para a implantação de um sistema realmente estratégico de Gestão de Pessoas, que denominamos SIGEP – Sistema Integrado de Gestão de Empresas e Pessoas.

O primeiro passo para implantar um sistema de gestão de pessoas realmente estratégico é conhecer a fundo a empresa. Dessa forma será possível alinhar todas as práticas de RH com o que o negócio demanda das pessoas que trabalham nela e assim, promover o alcance dos resultados planejados.

Denominamos esse primeiro passo “Diagnóstico do Contexto”. Nele, buscamos compreender os seguintes tópicos:

As diretrizes estratégicas da empresa:

  • Missão ou propósito
  • Princípios e valores
  • Objetivos e resultados planejados
  • Visão de futuro

Seu contexto externo:

  • Mercados
  • Clientes
  • Produtos
  • Concorrentes
  • Ameaças
  • Oportunidades

Seu contexto interno:

  • Estrutura
  • Organização da força de trabalho
  • Cultura
  • Forças
  • Fraquezas
  • Estratégias

Para a realização desse diagnóstico é comum as empresas utilizarem os conceitos da análise S.W.O.T.,  das forças de mercado(Michael Porter).

É nesse contexto que as pessoas deverão desempenhar funções e entregar resultados. É para atuar nesse contexto que devemos selecionar, preparar, desenvolver e remunerar pessoas. É com base nesse contexto que o método SIGEP responde as três questões essenciais para a eficácia de qualquer sistema de Gestão de Pessoas.

Para saber mais sobre Gestão Estratégica de Pessoas, leia os próximos capítulos desta série! Basta acessar os links abaixo.