• Telefone
    (16) 3623-3051 | (11) 3254-7681

Compartilhe:

Gestão de RH com foco em resultados

Reflexão sobre a importância da Gestão de Pessoas orientada a resultados é compartilhada por Denise Lustri, em matéria para a revista Revide.

Empresas são comunidades formadas por pessoas das mais diversas personalidades, idades, perfis profissionais, níveis educacionais, ocupando as mais diversas posições. No entanto, todos estão ali para trabalhar juntos. Para cumprir o compromisso com o mercado, de produzir um produto ou oferecer um serviço que irá satisfazer a necessidade ou o desejo de alguém. Tudo isso respeitando princípios e valores, que devem envolver o respeito ao outro, os direitos humanos, as leis, o meio ambiente.

Indo além da tríade “missão, visão e valores”

Muitas empresas tentam expressar e disseminar esses propósitos entre os colaboradores através da tríade “missão, visão e valores“. Mas eu quero chamar a atenção sobre uma outra missão, que vem antes do compromisso da empresa com o mercado. A missão que possibilitará garantir a satisfação de necessidades e desejos dos empreendedores –  aqueles que os motivam a investir na criação de um negócio. E as necessidades e desejos dos trabalhadores – aqueles que os motivam a buscar trabalho em uma empresa.

Essa missão é a de gerar resultados positivos, gerar lucro, ser rentável, ser capaz de crescer e se desenvolver. Só assim ela poderá prover recursos que beneficiarão empreendedores e trabalhadores, que no final querem as mesmas coisas, com prioridades e ênfases diferentes: satisfazer as necessidades básicas, garantir o sustento e a segurança da família, construir um patrimônio, fazer algo útil e importante, adquirir bens, alcançar satisfação pessoal e realização profissional”. Além disso, uma empresa saudável, rentável e composta por pessoas satisfeitas será capaz de atender melhor as demandas de seus clientes.

Resultados e a gestão de recursos humanos

A necessidade de gerar de resultados não deve ficar concentrada na alta cúpula. Deve ser comunicada, disseminada, explicada e entendida por todas as camadas da estrutura organizacional. Do topo às bases. Devem estar na consciência de todos! Isso demanda uma gestão eficaz da empresa, que passa obrigatoriamente pela gestão eficaz das pessoas. Demanda programas alinhados, políticas e regras claras e compartilhadas, um bom plano de comunicação de metas e foco na execução. Demanda uma gestão integrada, que seja capaz, não só de conscientizar todos sobre a parte que cabe a cada um, mas também de garantir que cada um faça sua parte rumo ao alcance dos objetivos coletivos. Que promova a criação de relações ganha-ganha, pautadas pela ética e meritocracia. Que promova o sucesso das empresas e das pessoas que trabalham nela.

Os mesmos resultados positivos que garantem o retorno do investimento do empresário ou do acionista são os que garantem o salário e o emprego dos trabalhadores.

Matéria publicada na revista Revide.

Denise Lustri, Diretora da Cohros – Soluções Integradas de Gestão de Empresas e Pessoas. Mestre em Administração pela FEA-USP. Docente nos cursos de MBA da FGV e Fundace-USP. Co-autora do Livro “Cargos, Carreiras e Remuneração”. Editora FGV.

Fonte: Cohros