• Telefone
    (16) 3623-3051 | (11) 3254-7681

Compartilhe:

Saiba o que é RH estratégico e a sua importância para as organizações

Embora muito se fale sobre RH estratégico dentro das organizações, não é todo mundo que entende de fato o que o termo significa. Ou ainda: existem gestores que entendem, mas não aplicam as suas diretrizes devidamente. Aquela coisa da teoria que não vira prática.

Entretanto, com o crescimento da competitividade e mudança da dinâmica do mercado ao longo do tempo, empresas que não fazem uso de determinados recursos acabam ficando para trás. Perdem tempo, dinheiro e destoam objetivos por falta de entendimento do que deve ser tratado como prioridade. Consequentemente, deixam de investir no que importa e não alcançam ou perdem resultado.

O RH estratégico é um exemplo de recurso que hoje está em alta, mas falta evoluir muito.

Mas, afinal, o que é RH estratégico?

Definindo RH estratégico

O RH estratégico é aquele que:

  • Sustenta a estratégia da empresa e atua para a sua concretização.
  • Planeja ações que andam em conjunto com os objetivos estratégicos da empresa, e portanto contribuem para o alcance e aumento de resultados.
  • Entende e se integra ao contexto interno e externo da empresa.
  • Incorpora os valores, a missão, a visão , e sabe desenvolver líderes da melhor maneira.
  • Conhece o mercado, as necessidades dos clientes e sabe como preparar pessoas para atende-las.
  • Não resume suas funções à operacionalidade – existe gerenciamento com equilíbrio entre objetividade e bom senso.

Ou seja, o RH estratégico é aquele que faz parte da empresa. Ele não é um simples apêndice sem contribuições significativas para os resultados organizacionais – infelizmente o papel desempenhado pela área em muitas organizações.

estrategico1

A importância do RH estratégico para a sua organização

Pode parecer muito difícil fazer com que o RH de sua empresa seja mais estratégico, mas é algo que valerá muito a pena. As consequências de não incorporar esse conceito são muitas, e definitivamente não as melhores. Gestores e líderes devem deixar de enxergar o custo de salários como um grande peso, e passar a vê-lo como um importante investimento que traz retorno.

Antigamente, um dos fatores que diferenciavam uma empresa da outra era a capacidade tecnológica. Hoje, a tecnologia deixou de ser diferencial para se tornar uma necessidade básica. Sem ela, dependendo do tamanho das empresas, é impossível fazer gestão. O que realmente diferencia uma empresa da outra são as pessoas. O capital humano/intelectual.

Profissionais de RH devem trabalhar em harmonia com líderes e gestores. Em conjunto, devem criar medidas para incentivar, motivar, qualificar e preparar os colaboradores de acordo com as competências e desempenhos necessários à execução da estratégia e ao alcance de resultados. Devem valorizar as ações de RH.

Confira 7 ações para tornar o RH de sua empresa mais estratégico