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A Gestão de Pessoas é um organismo vivo. É um sistema composto por um conjunto de subsistemas: recrutamento e seleção, gestão de desempenho, gestão de competências, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, gestão de clima organizacional...

Esses subsistemas devem operar intimamente ligados entre si e conectados com os demais sistemas e processos organizacionais. Tentar definir qual deles é mais importante é tarefa infrutífera. Pois é o conjunto que conta.

 

 

 

Todos eles se complementam e só fazem sentido se funcionarem de maneira integrada.

Mas, não é difícil perceber que a Gestão de Desempenho ocupa uma posição central.   

A Gestão de Desempenho é (ou deveria ser) o grande balizador de todas as práticas da Gestão Estratégica de Pessoas. É o fiel da balança de todos os subsistemas de Recursos Humanos. Para entender essa relação, vamos analisar os subsistemas um a um.

 

Relação da Gestão de Desempenho com os outros subsistemas de RH

 Recrutamento e Seleção:

Para crescer e alcançar bons resultados as empresas precisam de pessoas que executem funções e gerem resultados que vão contribuir para os resultados organizacionais. Por isso a qualidade do Processo Seletivo é muito importante e deve ser medida pelo bom desempenho de cada contratação.

A qualidade do Processo Seletivo deve estar refletida no bom desempenho de cada colaborador contratado. Sem uma boa Gestão de Desempenho, não dá para medir a qualidade do Processo Seletivo!

Cargos e Salários:

Como dissemos em outros artigos e vídeos sobre esse assunto, o salário é o pagamento que as empresas fazem pelo resultado que as pessoas entregam. Um salário bem pago é aquele que retorna em forma de bons desempenhos, que ajudam a empresa a alcançar seus resultados.

Uma boa Gestão de Desempenho evidência o retorno do investimento que as empresas fazem em salário.

Gestão de Competências:

As competências influenciam de forma mais direta o desempenho das pessoas. Sempre que houver um desempenho deficiente, o primeiro lugar onde devemos investigar para encontrar a causa é o campo das competências, porque é grande a probabilidade de uma competência deficiente ser a causa de um desempenho deficiente. Esse desempenho deficiente, por sua vez, vai impactar direta ou indiretamente algum resultado da empresa.

Por isso a Gestão de Competências é de grande importância para as organizações. As forças e deficiências de competências devem ser frequentemente monitoradas e analisadas em função dos desempenhos que elas afetam. Sendo assim, sem uma boa Gestão de Desempenho a Gestão de Competências é inócua, inocente e não passa de uma boa intenção que não traz benefício nenhum para a empresa.

Sem uma boa Gestão de Desempenho a Gestão de Competências não tem valor, porque as competências não têm um fim em si mesmas. Elas são meios para alcançar um fim. São recursos que os profissionais utilizam para ter um bom desempenho.

Treinamento e Desenvolvimento

As ações de Treinamento e Desenvolvimento estão intimamente ligadas à Gestão de Competências.

De um lado, a Gestão de Competências monitora e identifica competências deficientes, que precisam ser tratadas e desenvolvidas. De outro, ações de Treinamento e Desenvolvimento, atuam para corrigir as deficiências, para melhorar o desempenho das pessoas e, consequentemente, o desempenho organizacional.

Então, sem a Gestão de Desempenho não há como saber se as ações de Treinamento e Desenvolvimento alcançaram o objetivo desejado. Sem uma boa Gestão de Desempenho, simplesmente não dá para saber se as ações de Treinamento e Desenvolvimento estão sendo efetivas.

Clima Organizacional

Estudos e pesquisas já comprovaram que o clima organizacional afeta a produtividade das pessoas e os resultados das empresas. O clima impacta o resultado das empresas numa reação em cadeia. Colaboradores satisfeitos são mais produtivos, mais fiéis, prestam melhores serviços, produzam melhores produtos, ou seja, apresentam melhores desempenhos.

Esse fenômeno faz parte dos estudos dos professores James L. Heskett, Thomas O. Jones, Gary W. Loveman, W.Earl Sasser Jr e Leonard A. Schlesinger, do grupo de pesquisas de serviços da Harvard Business School.

Falamos sobre esse tema no artigo Gestão do Clima - Muito além do Marketing das Melhores para Trabalhar e também no vídeo O que um bom clima pode fazer pela sua empresa???

O fato de o clima afetar o desempenho das pessoas e os resultados organizacionais é o principal motivo para as empresas realizarem pesquisas e fazerem gestão do Clima Organizacional.

Em outras palavras, gerenciar o clima é muito importante porque ele impacta o desempenho das pessoas e consequentemente no resultado da empresa.

Sendo assim, sem uma boa Gestão de Desempenho, não dá para saber se o investimento em Pesquisa de Clima Organizacional, se a implantação de ações de melhoria, estão gerando o efeito desejado. Se esse investimento está valendo à pena.

Esse raciocínio nos levou à conclusão que o bom desempenho dos colaboradores é o principal determinante do desempenho das empresas, dos resultados organizacionais.

Por isso todos os demais subsistemas devem ser trabalhados de forma a favorecer o bom desempenho das pessoas. Por isso as medidas de desempenho é o que indica o grau de efetividade de todas as demais práticas de Gestão de Pessoas.

 

Denise Lustri, Outubro 2018.